sábado, 22 de outubro de 2011

Saúde e prazer têm que ser sinônimos!!!

 No último dia 20 tive o prazer de participar do Workshop de Culinária Saudável com Maria Cecília Corsi, que é parte do projeto "Emagrece, Brasil!", promovido por duas revistas que amo de paixão, a Saúde e a Boa Forma, ambas da Editora Abril, com patrocínio da Coca-Cola. Tive esse privilégio graças ao querido blog Conversas de Cozinha, da Sam Shiraishi e do Guilherme Nunes da Silva, que me agraciaram com o convite. Com a oportunidade, ainda conheci o Espaço Carioca de Gastronomia, um local incrível, com diversos cursos para quem gosta de uma boa mesa. Todos fomos muito bem recebidos por Lucia Helena de Oliveira, diretora de redação da revista Saúde e pela equipe da Editora Abril, de ambas as revistas.





O projeto vem em um momento em que a obesidade já virou problema crônico e de saúde pública. Mais da metade de mulheres e homens acima de 20 anos têm problemas de sobrepeso, segundo o IBGE. E eu me incluo nessa estatística. Mesmo gostando muito de comida saudável, sabendo o que tenho que comer (e comendo - saladas e frutas, principalmente), fazendo refeições em família, evitando fast food e refrigerantes, estou com sobrepeso. Por que será? Porque como errado e pratico pouca atividade física, que se reduziu muito ao longo desse ano.

A resposta passa muito pelo psicológico também. A ansiedade me leva a exagerar nas quantidades. Comer muito, mesmo do que é saudável, engorda. Muitas vezes acabo beliscando demais entre as refeições. E a atividade física reduziu bastante, levando a outro problema: trabalho, uso do computador por várias horas, cuidados com a casa, filhos, filho pequeno que demanda colo sempre, cachorra, entra e sai de casa várias vezes ao dia (moro em vila de subida)... Isso tudo igual a... DORES!!! Na coluna, nas pernas, nos ombros (inflamação 1), nos pés (inflamação 2). Porque atividade eu tenho, muita, mas os músculos estão fracos e a mente não se aquieta para processar as informações. É preciso diferenciar atividade física, que é aquele tempo que você tira para se dedicar a você, a seu prazer, à sua saúde, da atividade cotidiana, muitas vezes feita sob pressão. O ideal, a meu ver, é juntar ambas, combinando com porções ideais de comida que você aprecie, usando ingredientes de qualidade. É o que comecei a fazer (e contarei em outro post). E o Workshop contribuiu muito para isso, com dicas preciosas, para minha casa e para meu trabalho (de culinarista), oferecendo opções mais saudáveis e leves para meus clientes.



Tenho como opinião que para emagrecer com prazer e saúde não é preciso dieta restritiva, tampouco o famoso e irritante "fechar a boca". É preciso reeducação, que dura para sempre e traz saúde junto com a estética. Isso deveria ser a função principal de nutricionistas: orientar para reeducação alimentar permanente. Há uns dias, no Facebook, comentei que parecem somente aprender tabelas na faculdade. Quase todas as consultas são mais do mesmo: tabelinha, restrições, não pode isso, aquilo e aquilo outro... "Tem que contar calorias"... Uma chatice, vamos combinar, especialmente quando se aprecia comida de qualidade, um prato saboroso e bem feito. E Maria Cecília Corsi parece ser rara excessão a essa regra (quando ela deveria, por formação, ser a regra).

Ingredientes certos e de qualidade fazem a diferença (foto do evento). 

Ela criou um programa alimentar baseado em cinco conceitos essenciais de nutrição que, combinados, resultam em sabor e saúde:

1 - Densidade calórica: alimentos ricos em água, fibras e substâncias antioxidantes (e com poucas calorias) que podem ser ingeridos sem preocupação, como chuchu, alface, morango, uva, pera, abobrinha, brócolis, melão, entre outras delícias. Devem estar sempre presentes na refeição, para garantir saciedade. Um bom exemplo é acrescentar chuchu ao purê de batatas. Fica menos calórico e mais saudável (e gostoso).

2 - Amido resistente: batatas, massas integrais, feijões, entre outros, chegam ao intestino quase sem digestão, ficando por mais tempo, causando saciedade e beneficiando a flora intestinal.

3 - Alimentos funcionais: como a aveia, o suco de uva, o alho e o salmão. Além de deliciosos, nutrem e previnem doenças.

4 - Ação dinâmica: alimentos que favorecem o gasto calórico em sua ingestão, como os ricos em fibras e aumentam a temperatura corporal, como as pimentas.

5 - Índice Glicêmico (IG): é uma classificação para produtos ricos em carboidrato de acordo com os efeitos dos níveis de glicose no sangue. Quanto mais baixo o índice, maior saciedade, por causa da resposta glicêmica, que será gradual. O ideal é a ingestão de grãos e massas integrais, além castanhas (mais uma vez as fibras ajudando) sem cozimento exagerado, que interfere no IG.

Isso tudo se uniu no que ela chama de "alquimia de sabores", resultando em deliciosos pratos, que podem perfeitamente figurar em nosso dia a dia, por serem fáceis de preparar e com ingredientes que são facilmente achados em mercados e feiras. Quem disse que para ser magro e saudável tem que comer só folha e grelhado??? ;)

Salada combinada: cevadinha cozida, brócolis japonês, vagem, champignon fresco cozido, tomate seco, muçarela de búfala. Por cima, crisps de peito de peru (inacreditável "bacon" saudável) e tuille de castanha do pará com farelo de trigo e parmesão (espécie de torradinha).





Risoto em camadas: arroz integral, aspargos frescos e requeijão , por cima de salmão em lascas,  coberto de muçarela e amêndoas laminadas. Detalhe que nem nesse prato, nem na salada, foi acrescentado um grama de sal. E ambos ficaram saborisíssimos.







Sobremesa!!! Quem disse que não pode?? Eu mesma tinha/tenho alguma resistência quando se fala em sobremesas light. Porque tem vezes que não tem como mesmo substituir açúcar ou gordura numa receita. Mas essa aqui surpreendeu, e me inspirou a fazer coisas mais leves no dia a dia e no meu trabalho. É uma taça gelada, tipo um pavezinho, com bolo, creme de baunilha levíssimo feito com aveia e cream cheese, calda de framboesa (surpreendentemente sem NENHUM gosto de adoçante - aí um adendo, a sucralose é imbatível, além de não fazer mal), tudo isso coberto com chantilly. Isso mesmo, chantilly :)




Além de tudo isso, no final, teve Crocante de Chocolate com Pimenta e uma degustação extra do bolo da sobremesa, leve, muito gostoso e fácil de fazer, permitindo muitas variações na receita. Não levou um pingo de açúcar e a gordura foi somente a manteiga usada para untar a forma)


Algumas fotos do evento:







Quem ficou com água na boca com as receitas e gostou do conceito, pode baixar a cartilha do evento, onde tem tudo em detalhes.

Inspirador. Inspire-se também e torne sua vida mais saudável e gostosa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...