sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Arroz Doce

Hoje fiz o post das minhas Pequenas Felicidades e cometi o pecado de ter esquecido do meu arroz doce, que fiz anteontem e que sempre agrada e faz sucesso.

É um doce que eu adoro!!! Quando vou naqueles restaurantes árabes, tipo os que tem na 25 de março, ou a um lugar mais antigo, tipo leiteria, fico olhando na vitrine se tem. Caso tenha, ganha pontos comigo!

Essa é a minha receita, que adaptei de outras que aprendi, com família e em outras receitas.

Foto do Google, meramente ilustrativa, porque o arroz doce daqui já era, rs. Peguei uma que fica com a mesma consistência.

  • Uma panelinha padrão que usamos para fazer arroz cru e lavado (Deve dar o que... Umas 02 xícaras...) A panelinha é para comparar com o arroz salgado que fazemos no dia a dia, pois para cozinhar como se deve, tem que usar panela grande.
  • Açúcar a gosto - eu coloco o suficiente para cobrir o arroz dentro da panela
  • cravo
  • canela em pau (eu uso dois)
  • noz moscada (eu só uso ralada na hora)
  • 01 livro de leite
  • 01 lata de leite condensado
  • 01 xícara de leite de coco
  • raspas de limão
Eu costumo ligar o fogo e dar uma refogada no arrroz, açúcar e temperos. Depois que o açúcar derreter e ficar transparente, cobre isso tudo com água (01 litro, mais ou menos) e deixa cozinhar até ficar no ponto do arroz convencional, sem deixar secar o "molho". Acrescenta o leite, deixa ferver, abaixa o fogo e deixa cozinhar por 10 minutos ou quando ficar no ponto que você gosta.

Quando tudo estiver ok, deixando o fogo baixo como está, coloca o leite condensado, o leite de coco e as raspas de limão (bem pouco). Deixa por mais um pouco, para pegar o gosto de tudo e coloca num recipiente, salpicando com canela em pó. Sirva quente ou frio, à escolha.

Google


Vai bem com um café que é uma beleza!! :D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...