domingo, 24 de junho de 2012

"Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco..."



Esperteza, Paciência
Lealdade, Teimosia
E mais dia menos dia
A lei da selva vai mudar


Tive uma pequena baixa no início da semana, que começou com muita dor, devido ao acidente de semana passada e agravou-se com um (a princípio) resfriado que se revelou gripe com tudo a que tem direito: ardência nas vias respiratórias, febre, falta de ar e muita tosse. Necessitei de alguns dias de repouso absoluto.  Mesmo nesse estado, acompanhei atentamente a Rio+20.

O saldo que faço do evento é que foi um grande equívoco do ponto de vista prático e uma festa de democracia e diversidade, com seus eventos paralelos e populares. Essa parte foi o verdadeiro evento, com sua autenticidade e suas propostas reais e sólidas. Uma pena que nossos dirigentes não estiveram à altura dessa demanda, jogando fora a oportunidade de inserir na agenda mundial a sustentabilidade como melhor alternativa viável à crise existente.

Está mais que provado que governos não representam os legítimos interesses da sociedade. Não temos que e não precisamos depender de governos para estabelecer nossa agenda. Nós temos que fazer. “Todos juntos, somos fortes”.

O mundo é feito de pessoas, não de governos. Está mais que na hora da sociedade civil se fazer representar por ela mesma. Ela é quem faz acontecer.

Essa foi a grande mensagem que a Rio+20 nos deixou. As propostas existem. Vamos fazer acontecer. Vamos arrumar nosso quintal, para arrumar o mundo. Como diz a propaganda de jornal: “Eu e você já são dois gritando”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...