terça-feira, 4 de junho de 2013

Balanço da primeira fase da Dieta Dukan (fase de Ataque)

Ontem cheguei à fase de Cruzeiro da Dieta Dukan, após 6 dias na fase de Ataque, com 2,5 kg a menos. Estou pesando 80,5 kg e superei por pouquinho a minha meta, que era de perder 2,29 kg. Ainda faltam 18 kg para chegar aos 62,5 kg propostos pelo programa. A meta é atingi-los em 24/10, quando terminaria a fase atual.


Meu programa Dukan. Só tem que ser feito um ajuste: não comecei dia 25, mas dia 28/05. Então, minha FASE DE ATAQUE terminou em 03/06, a FASE DE CRUZEIRO terminaria em 24/10 (peso ideal - 62,50, segundo o programa) e a FASE DE ESTABILIZAÇÃO até 17/05/2014. Fora isso, nada se altera, é o que está no gráfico.

Digo "terminaria" porque vou passar daqui para a reeducação alimentar permanente, usando a Dukan como base de cardápio, que tem receitas deliciosas e low cal como esta, ou me inspirar, criando outras como esta. Usarei os alimentos liberados (proteínas, legumes e verduras) e também aproveitarei as mensagens de motivação e as dicas de exercícios, especialmente úteis para mim, que não tem como fazer academia no momento, junto com a caminhada com corrida, os alongamentos e as posturas de yoga. A diferença é que, pontualmente, vou adicionar às refeições alguns carboidratos, em porções reduzidas e frutas, das quais sinto muita falta.

Passei de forma tranquila pela fase de ingerir 100% proteína. Tive que fazer um ajuste ou outro, mas nada que comprometesse o resultado. Mas, superada essa fase, passei a voltar a fazer exercícios de mais intensidade, como a corrida, após a lesão no meu dedo do pé ter melhorado. Além disso, estou com uma carga de trabalho maior, muitas vezes tendo que avançar madrugada a dentro e ainda cuidando da casa, dos filhos, dos meus estudos... Preciso realmente de um aporte maior, com essa carga de demandas.

O bom de uma dieta como a Dukan é a possibilidade de adaptá-la às nossas necessidades. As minhas são essas. E, conscientemente, fiz o ajuste à minha dieta. Não é o caso de seguir de qualquer maneira e tem que ter uma justificativa para mudar algo. Se você é sedentária, ou pratica pouca atividade física, não vale a pena alterar, ou os resultados não aparecerão. Se ficar em dúvida, consulte seu médico e seu nutricionista.

A fase 100% proteína dura, no máximo, dependendo de quanto você quer perder, 7 dias. Quanto menos precisar perder, menor essa fase. Depois, com a introdução de legumes e verduras, o cardápio fica muito mais variado. Você aprende a comer melhor, mais vezes por dia e em quantidades reduzidas. Isso porque a proteína sacia, assim como o farelo de aveia, ingrediente fundamental na dieta. Vê que não precisa de tanta comida na barriga. Essa sensação dá uma leveza e um prazer que valem muito a pena. Outra coisa boa foi que redescobri os laticínios desnatados e os adoçantes (eu uso sucralose) e, melhor, que muitas vezes posso prescindir tanto de açúcar, quanto de adoçante. É só educar o paladar para isso. Assim, não preciso usar açúcar para tudo e também não preciso abusar de adoçantes para preservar o sabor.

Antes da dieta, em 25/05/2013 83 kg


Fotos tiradas no evento mães+amigas.

Após a fase de ataque (de 28/05 a 02/06): -2,5 kg = 80,5 kg



Essa primeira semana já fez muita diferença!!! Em bem estar, em disposição e em motivação. A nova forma de comer dá outro "up", mas sem exercícios isso não seria viável. Porque é o movimento que nos faz sentir vivos, que faz a nossa energia circular e nos tira da estagnação. Ficamos mais disciplinados, pensamos melhor (durante as caminhadas tenho muitas das minhas ideias criativas) e tiramos um tempo só para nós. Além disso, fortalecemos o corpo, deixando-o pronto para tudo no dia a dia. Num post passado, mencionei a palestra do Dr. Matsudo, sobre sedentarismo. E duas coisas que ele diz podemos constatar de imediato quando começamos a mexer o corpo:

  • Atividade física não é prevenção, é tratamento.
  • O melhor exercício é o que é possível e também o que dá prazer.

Hoje, por exemplo. Levei o Felipe na escola, de manhã. De lá fui para a escola do Pedro, para reunião de pais, depois dei uma volta em um quarteirão para ir ao mercado e andei mais outro quarteirão para comprar comida para os gatos. Já fiz uma caminhada, leve, pela manhã. Antes de pegar o Felipe, vou tirar 01 hora para caminhar em ritmo acelerado, intercalado com corrida, já que estou liberada para fazê-la. Passo na escola e quando voltar, dou banho no Felipe e, antes do lanche, faço alongamento, enquanto os outros dois chegam da escola, tomam banho, etc... E cumpri a minha cota de exercício de hoje. Sem desculpas, sem dizer que não tem tempo. É só querer.

Lembrando de sempre manter a coluna ereta, cabeça virada para frente, abdômen contraído e quadris encaixados ;)

Vou continuar postando, periodicamente, minha evolução, aqui no blog e no meu Facebook. Que sirva de motivação para você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...