quarta-feira, 22 de maio de 2013

Brincar é coisa séria


Está acontecendo, até o dia 26 de maio, a Semana Mundial do Brincar, inciativa da Aliança Pela Infância. Criança sendo criança, brincando, sabendo seu lugar no mundo e sendo feliz com isso.

Com tantos manuais de conduta para pais e mães, parece que brincar também entrou em pauta. O assunto é tão relevante que foi tema único do último Seminário Revista Crescer, sobre o qual escrevi aqui. Esse post é, inclusive o primeiro no "Top 10", ou seja, o mais acessado de todos. Os pais estão tendo que aprender a brincar, para interagir com seus filhos e para ensiná-los. Quando a prioridade parecia ser a preparação precoce para a vida adulta e o uso das tecnologias, felizmente o assunto voltou com força total e, por todo lado, iniciativas de resgate da infância pura, simples e lúdica acontecem.

Hoje em dia são poucas as crianças que brincam na rua, ou mesmo sozinhas, nos playgrounds dos prédios, como muitos de nós fazíamos. As crianças aprendiam umas com as outras as brincadeiras. Hoje, essa tarefa cabe parte aos pais, parte à escola. Nós somos os primeiros companheiros de brincadeira de nossos filhos. E, dessa função inusitada, podemos tirar muitas coisas boas. Podemos nos divertir verdadeiramente, em vez de interagir com eles por obrigação. E, claro, ajudá-los a se inserir no coletivo, levando-os para brincar junto com outras crianças, fora do ambiente escolar, sem tantas regras e horários.

Brincar estimula a imaginação, a afetividade e a socialização. E criança brinca com qualquer coisa! Não precisa nem ser "oficialmente brinquedo". Aqui em casa colheres de pau, tampinhas de garrafa pet, latas, entre muitas coisas, viram verdadeiros épicos. Muitas vezes eles mesmos filmam, cantam, dançam, enquanto brincam e criam. Passeios ao ar livre também estão entre nossos preferidos, para soltar a energia e sentir a natureza participando da brincadeira conosco.

Vamos brincar!!! Vamos ser crianças junto com as nossas!

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

UPDATE 24/05:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...