segunda-feira, 27 de maio de 2013

Proposta de Saúde

No último final de semana, participei do evento "mães + amigas", promovido pela Coca-Cola, que aconteceu no MAM, aqui no Rio. Foi um encontro de 50 mães, onde confraternizamos, trocamos experiências e informações, além de ter sido muito divertido e agradável rever amigas e desvirtualizar com outras. Tivemos o prazer de conversar ao vivo e olhar no olho de pessoas com quem conversamos sempre, que fazem parte do nosso dia a dia.

Ele aconteceu num momento em que o blog está se consolidando, com novo visual, fanpage e nova organização de conteúdo e também quando estou priorizando qualidade de vida e saúde.

Uma das palestras, ministrada pelo Dr. Victor Matsudo (um sucesso, diga-se de passagem), tratava sobre o sedentarismo e as consequências de não praticar atividade física em nossa saúde. O Dr. Matsudo é médico do esporte e ortopedista, Diretor Científico do CELAFISCS, Coordenador do Programa Agita São Paulo e Consultor para Área da Atividade Física da OMS. Em outro post, vou tratar dela em maiores detalhes mas, resumindo, os dados apresentados foram:



  • Movimento é mais determinante para a saúde e para a forma do que a nutrição. Claro que o que ingerimos é de suma importância, mas de nada adianta uma alimentação equilibrada, se somos sedentários.
  • Atividade física não é prevenção, é tratamento.
  • Atividade física é todo o movimento corporal cujo gasto energético é acima do repouso. Exercício físico é a prática constante e com duração determinada. Esporte envolve desempenho e competição. Dessas opções, o exercício físico é o que nos mantém saudáveis e ativos.
  • O melhor exercício é o que nos é possível e o que nos dá prazer. Deve ter duração mínima de 30 minutos diários, seguidos ou fracionados durante o dia. Se for ao ar livre, melhor ainda.
  • A criança sedentária tem 90% de chance de virar um adulto sedentário. E os pais influenciam diretamente na atividade das crianças. Pais ativos têm filhos ativos.

Já escrevi e comentei sobre isso nas redes sociais algumas vezes. Há cerca de um ano estou em processo de busca de uma vida mais saudável, de uma alimentação mais equilibrada e de baixar meu peso, não somente por estética, mas para me sentir melhor. Em dezembro de 2011, cheguei aos 90 kg, o que é muita coisa para os meus 1,64 m. Um ano e alguns meses depois, cheguei aos 78 e atualmente estou um pouco acima disso, deu uma subida que considero expressiva, estou com 83 kg. Diante dessa oscilação, combinação de diminuição da atividade física, por causa do trabalho sentada no computador e por ter quebrado um dedo do pé direito, o que me impediu de continuar a fazer caminhadas e treinar para corrida, como estava fazendo, decidi que era hora de pedir ajuda.

Fiz exames, que não detectaram nada importante, além de uma anemia chata, que está sendo cuidada. O próximo passo era encontrar uma forma de fazer um "detox", para limpar o organismo, formar novos hábitos, comendo em porções menores, movimentar-me mais e, daí, partir para a reeducação alimentar permanente. Porque não acredito em viver de dieta, mas sim numa mudança permanente de hábitos.

Passar a exercitar o corpo, em vez de simplesmente fazer esforço. Deixar de ter vontade de comer algumas coisas, mas continuar a gostar de comer outras, com a vantagem de poder comê-las sem culpa, pois estou "fazendo meu dever de casa". 

Para isso, agora, com o pé melhor, estou voltando às caminhadas, ao alongamento e à yoga, para começar a ganhar condicionamento físico e, além disso, encontrar meu eixo. Em relação à alimentação, escolhi, como ponto de partida, a Dieta Dukan, que será o detox e a disciplina dos quais estou precisando nesse momento. Porque já sei o que comer, preciso combinar melhor alimentos e ajustar as quantidades. Para isso, preciso de um esquema de organização totalmente personalizado, que me permita fazer isso com prazer, sem passar fome, com alimentos de qualidade, receitas agradáveis, de fazer e de comer, além de programação de exercícios e palavras de motivação, com o devido acompanhamento diário. E a Dieta Dukan é perfeita para mim, nesse sentido. Estou começando com eles uma parceria mais do que especial, para mim e para os leitores do blog. Para mim, ao assumir um compromisso público, o que me traz ainda mais motivação e para quem quiser me seguir nesse empreendimento de saúde, em condições mais que especiais. Porque, afinal de contas, meus leitores merecem esse mimo e incentivo.



Nos próximos posts, darei mais detalhes, sobre o método e sobre o super desconto que meus leitores terão, caso queiram aderir ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...