domingo, 16 de fevereiro de 2014

Crianças na cozinha - bolo de limão

Pedro fez seu primeiro bolo sozinho!!!

Aqui eles sempre frequentaram a cozinha. Assistem a mim ou ao pai prepararem refeições, vez por outra querem ajudar e, claro, provam de tudo. Criança que frequenta cozinha tem possibilidade quase zero de ser enjoada para comer, porque conhece os alimentos e tem gosto em saboreá-los.

Ele foi o primeiro a manifestar vontade de fazer algo sozinho. Inclusive, tem vontade de ser chef no futuro. Se vai ser definitiva ou não essa escolha não sei e ele também é muito novo para resolver isso. Mas, com certeza, será um excelente dono de casa e saberá dar valor à comida e preparar pratos deliciosos, com amor.



Ele escolheu um bolo de limão, que ficou leve e gostoso. A receita é minha e ele seguiu direitinho:

4 limões - suco e raspas da casca
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de açúcar
4 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
3/4 de xícara de leite

Raspe a casca dos limões e reserve. Cuidado para não raspar junto a parte branca. Esprema e guarde o suco.

Separe as claras das gemas e bata em neve, reservando.

Misture com a batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme claro. Em seguida, saborize com um pouco das raspas do limão e coloque o suco, batendo até ficar uniforme.

Adicione as gemas e bata novamente. Depois, acrescente a farinha o fermento e, aos poucos, o leite, batendo até tudo virar um creme aveludado.

Por último, incorpore com cuidado as claras em neve. Leve ao forno médio numa assadeira de sua preferência, por aproximadamente 30 minutos ou, dependendo do tempo do forno, até dourar e ficar seco no meio (verifique com um garfo ou palito).


Por cima, ele simplesmente colocou açúcar e polvilhou o restante das raspas de limão, porque estava com pressa.


Se estiver com tempo, pode cobrir com brigadeiro de colher saborizado com limão:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 limão
uma caixinha de creme de leite (gelada)

Proceda como se fosse fazer um brigadeiro branco: coloque o leite condensado e a manteiga em fogo baixo e mexa até chegar ao ponto de brigadeiro (aproximadamente 10 minutos, quando começar a soltar do fundo da panela). É muito importante não parar de mexer e manter o fogo baixo, para não queimar o leite condensado.

Desligue a panela e coloque o suco do limão, batendo vigorosamente. Acrescente, então, o creme de leite e misture tudo até uniformizar. Espalhe em cima do bolo, polvilhando raspas de limão por cima. O ideal é fazer isso com o bolo ainda quente, para que o brigadeiro penetre em parte da massa e o bolo fique mais úmido.

E aí, gostou? Agora que ele "debutou" na cozinha, de vez em quando teremos novidades. Vamos ver se o mais velho também se anima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...